terça-feira, 14 de abril de 2015

Respeite a polícia, rapá!

As vezes tenho muita dificuldade de me adaptar a esse mundo. Como trabalho com adolescentes essa dificuldade as vezes me cega e é aí que o caldo entorna...
Sou professora de Educação física. O que todo mundo espera de um professor de ed. fisica? Que seja aquela pessoa gente fina, que não liga muito para as coisas, que solta a bola e todo mundo faz o que quer. Como é difícil lutar contra esse preconceito! Tento estabelecer algumas regrinhas com meus alunos tipo que eles têm que vir de tênis e roupa adequada, que não podem matar aula na quadra, que depois que acabar a minha aula eles terão um tempo para o futsal que eles tanto amam. Coisas simples para o bom andamento das aulas, mas tem uma galera que simplesmente não respeita.
Querendo ou não o professor é autoridade na sala de aula (quadra no meu caso). Não sou aluna e não posso, nem quero, me comportar como tal. E hoje passei por uma situação que tirou do sério. Peguei 2 alunos matando aula na quadra e pedi que voltassem para suas salas, na maior educação como sempre faço. Não foram. Pedi novamente brincando e tudo. Nada. Fui lá e pedi que eles me acompanhassem. No caminho do portão encontramos minha colega que dá aula para outra turma no mesmo espaço e enquanto eu me deslocava até o portão eles a convenceram a deixá-los por lá mesmo. Eu fiquei esperando no portão e nada. Voltei para buscá-los e os vi conversando na arquibancada com outro alunos. Ceguei! Já cheguei indignada mandando que eles me acompanhassem a direção, eles tentando argumentar que a outra professora tinha permitido mas eu só gritava, não ouvia mais nada. Depois do pequeno show, levei os alunos para a direção, coisa que só faço em casos muito extremos, voltei para a quadra chateada. Poxa, o dia estava tão bom, todo mundo se divertindo...
E ainda fiquei mal com minha colega. Ela não sabia que eu estava colocando os meninos para fora e tem "regras" diferentes das minhas.
Acho que estou ficando velha! No meu tempo (não acredito que já estou falando como meus pais!) se um aluno afrontasse um professor assim era suspenso na certa. Tenho dificuldade de lidar com esse desrespeito. Em geral não me coloco como "autoridade", mas não dá para fechar os olhos senão daqui a pouco está metade da escola matando aula na quadra. Eu sou paga para dar aulas não para ser amiga nem cúmplice deles! Ter uma relação bacana é fundamental, mas sem perder o foco de quem sou e quem são eles. 
As vezes me sinto fora do contexto, como se eu fosse uma chata por tentar organizar meu trabalho tendo em vista a saúde e a segurança dos alunos, e as regras da escola que não fui eu quem fiz, mas tenho que cumprir. Chego a contestar meus valores e vira e mexe me pergunto se não estou exigindo demais (oi?). Tenho colegas que permitem que os alunos façam aulas descalços, de calça jeans, mas eu não consigo. É escola, não rua! Tô certa, ou tô errada ? Pra galera das antigas como eu sinhozinho Malta manda lembranças!
Me dá um desânimo! Se eu levo atividades diferentes, eles querem o futsal. Se não levo, "que droga, só tem futsal?" Já desisti de agradá-los. Agora faço o que eu acho importante (e o currículo pede) deixando sempre um espaço para eles jogarem o que eles querem. No geral da tudo certo, mas de vez em quando...

18 comentários:

  1. Professor deveria ganhar muito bem porque olha... Lidar com aluno, sobretudo quando é adolescente, é coisa pra herói. Nos meus tempos de escola estudei com pessoas simplesmente insuportáveis, que faziam professores sairem da sala chorando. E o pior é que em uma das escolas que estudei, os professores de ed. física eram exatamente o estereótipo: cansados, pareciam já ter desistido, jogavam a bola no meio da quadra e só faltava falar "se vira". Na verdade, eles só queriam que a gente sumisse da frente deles, pra poder conversarem em paz, então mandavam a gente correr em volta da quadra até não poder mais, ou jogar peteca, ou fazer qq coisa desde que não ficássemos parados. Era uma aula horrível, eu não aprendia nada. Acho que nesse caso tb rolava uma falta de respeito dos professores conosco.
    É uma relação difícil essa de aluno-professor. Na verdade, ser professor no Brasil é pra poucos, realmente é uma arte.

    Beijos!
    www.baudabijou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Bijou! Já vi colegas saírem da sala de aula chorando e é terrível a sensação. Você tem razão é uma relação dificil, mas... Preciso alimentar minha prole então, força na peruca!
      Beijo

      Excluir
  2. Estela, não deve ser fácil lidar diariamente com um monte de adolescentes. Eles passam por essa fase de rebeldia, que a gente também passou, mas na nossa época era diferente (olha eu me sentindo velha agora, kkk). Antes tínhamos medo. Medo dos pais, medo da diretoria, sei lá, um misto de respeito também. Hoje em dia está diferente, não sei explicar muito bem, mas você que trabalha com adolescentes vai me entender, rs.
    Quando eu estudava e tinha Educação Física, era um dos dias mais legais, porque a gente saia da sala de aula. Era divertido. Mas os professores eram exigentes, tínhamos que ir de tênis e bermuda. E eles ensinavam quase todos os esportes, vôlei, basquete, handebol... eu era péssima em Handebol, pois tinha que ser mais agressiva para jogar, mas vôlei eu adorava. Mas mesmo assim, gostando mais de uns ou de outros, todo mundo participava e aprendia no final.
    Muita força pra você Estela e continue firme fazendo o que você acha certo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Menina entendo sim, as coisas estão diferentes. A salvacao é nossa capacidade de adaptação que em uns dias é maior, outros menor. É assim a gente vai!
      Beijo

      Excluir
  3. Oiii...
    Tenho 28 anos e penso como você, fico imaginando o dia que tiver filhos e eles forem para escola, como ela estará?!
    Na escola não por força de vontade mas pelos professores, nunca se quer abrendi a dar um "saque" no vôlei, meus professores usavam a aula "livre", todos sentados conversando e alguns meninos jogando futsal, quem me dera se tivesse uma professora como você... É, a realidade é outra!!
    Adorei o post e seus comentários, são ótimos!

    http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. É uma pena ver que tem muitos professores assim mesmo, nem os culpo pois dentro da escola mesmo há muito preconceito. Quando um aluno meu fica de recuperação (acredita que tem uns que conseguem?) a direção faz uma pressão danada para aprovar, afinal é Ed. Fisica...
      Beijo

      Excluir
  4. Olá minha amiga!
    Não está ficando velha coisa nenhuma, e depois que essas modernidades invadiram nossas vidas olhe só o caus que o mundo tem se tornado, então embora sejamos poucos que possamos fazer a diferença nesse mundo que esta tao carente de pessoas como você.

    Ah quem puder me seguir ficarei muito grata, começando agora nesse mundo de blogueiras e amandoo...
    http://diamantenegroraro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, lindona! Estou seguindo e gostando muito de suas postagens.
      Beijo

      Excluir
  5. Estela, isso me fez lembrar na época da escola: eu ODIAVA as aulas de educação física. Pra variar, não rolava um incentivo. Até que um dia eu tive um professor que conseguiu que eu fizesse as aulas, haha! Mas as aulas dele eram bem diferentes, rolava um interação... a maioria realmente só jogava a bola lá e mais nada. Seu esforço deveria ser mais reconhecido, pois não é a maioria que faz isso!

    Um bj,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê! Que bom que que vc encontrou pelo menos um professor na sua vida escolar que te despertou para experimentar um pouco de atividade física. Tem tanta coisa boa por aí...
      Beijo

      Excluir
  6. Poxa, na verdade eu acho que não é vc que está ficando velha e sim os alunos que não tem muito respeito e educação. culpa dos pais? quem sabe? mas continue com o que manda o seu coração, tem que se impor porque senão eles ficam mais rebeldes, é o seu papel, eles tem que respeitar.

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Manu, tenho que me impor mesmo senão eles passam por cima.
      Beijo

      Excluir
  7. Oi Estela, é muito difícil trabalhar com adolescentes e manter as coisas dentro do limite. Sua postura foi muito correta e o melhor, realmente, é manter o cronograma sem querer agradar a todos,porque se não você se perde.
    Parabéns pela sua atitude.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Estela, é muito difícil trabalhar com adolescentes e manter as coisas dentro do limite. Sua postura foi muito correta e o melhor, realmente, é manter o cronograma sem querer agradar a todos,porque se não você se perde.
    Parabéns pela sua atitude.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Menina, sei bem o que passa, pois também sou profa de Ed Física e já tive muitos problemas. Se não respeitam mais professores me sala, quanto mais nós?
    Mas te digo uma coisa: ser amiga, não é deixar fazer o que querem, aliás, é por isso que a educação está desse jeito. Os pais não exercem sua autoridade, os profs não exercem sua autoridade, a direção, a polícia etc... Não é ser carrasco, é cumprir normas. Escola não é local de ir de mini-saia, shorts mostrando o útero, levar cigarro, bebida, narguile... O problema é que tudo "é normal" hoje em dia e o respeito fica onde?
    Vc estava certa, infelizmente perdeu a paciência, mas ao meu ver, sua colega ou nossa, foi totalmente anti-ética. Querer ser "amiga" dos alunos não a coloca numa boa situação. Na prática sei bem que qdo os respeitamos, educamos e exigimos que seja feito o que está nas regras, eles se moldam e temos de volta esse respeito.
    Você, eu, marido... não estamos velhos, mas acho que fazemos parte da última geração que ainda recebeu educação e aprendeu a ter respeito e fazer o que é certo. Hoje em dia, tá tudo normal, é tudo legal e quem não deixa rolar é o bobo.
    Não entre nessa. Educação e respeito andam juntos e os alunos e seus colegas de trabalho tem que respeitar "sua sala" que é a quadra, afinal, qdo vc mandou alunos pra sala de aula pra ficarem ociosos desmerecendo outros professores?

    Abração e linda tarde.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu cantinho!
Me fará muito feliz deixando um comentário!